quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O Equlíbrio de Gaia

Estou morando no centro de Sidney mas sempre que posso procuro um refúgio de silêncio e natureza...
No fim de semana passado fui a um Parque Nacional em North Shore e o estado da vegetação me instigou pensamentos e sentimentos que duraram horas. Estava queimada, escura, sem aquele colorido bonito que eu já tinha visto por aqui. Observei os detalhes, as cinzas, alguns pouquíssimos pássaros insistindo em forragear...quando cheguei em casa, ainda pensativa, vi a noticia da maior tragédia ambiental da Austrália "Queimada em Victoria", mais de mil casas queimadas! Algumas pessoas vendo a velocidade do fogo soprado pelo vento forte aceleraram seus carros mas o fogo estava mais veloz que os motores. Eu queria ter a esperança de que esta seria mesmo a maior tragédia ambiental da Austrália, mas acho que é só uma delas.
As temperaturas continuam a aumentar (estava 48 graus), mas continuam os mesmos hábitos como se nada estivesse acontecendo...afinal de contas a poltrona continua confortavel vendo as queimadas da TV... E mesmo se o mundo todo parasse de emitir gases do efeito estufa hoje a temperatura da atmosfera continuaria a aumentar, porque eles não se desfazem em curto prazo, assim como a evaporação, as secas, as queimadas...a perda de biodiversidade em um pais já desértico.
Da minha realidade no Brasil estudar impactos ambientais de escala global como falta de água e mudanças climáticas depende da imaginação porque não os enxergamos no nosso dia a dia, mas aqui na Austrália são muito visíveis. Na cidade de Sidney uma media de 140 pessoas por ano não suportam o calor, as principais vitimas são os idosos e as crianças.
Estas questões me fazem sentir o tamanho da minha responsabilidade profissional de ser bióloga e pessoal de ser HUMANA.

3 comentários:

  1. Ae Nine.. adorei o blog.. muito bom!! Que experiencia hein? Ainda me aventuro por essas bandas..rs.. Vi a notícia e umas fotos do desastre pela internet! É triste saber q pouca gente se importa ou faz vistas grossas para tudo isso que esta acontecendo! Mas estamnos aqui pra fazermos nossa parte.. como biólogos.. educadores ambientais.. "dispersores de sementes"..
    Se cuida... bjo

    ResponderExcluir
  2. Palavras profundas...
    ser biologa já é uma responsabilidade e nessas situações mais ainda né?
    pelo visto as coisas foram feias mesmo hein?
    ouvindo essas coisas eu fico pensando o que ainda está por acontecer, onde vamos chegar...

    ResponderExcluir
  3. Olá Aline,

    Gostei desse seu olhar. é a bióloga e a pessoa Aline contemplando um paraíso e ao mesmo tempo um lugar como outro, habitado também por seres humanos, que apesar de ser lindo tem problemas mas tem muita coisa boa pra conhecer e pra viver.
    Espero que voce vá cada vez mais fundo no seu propósito, encontrando alternativas para o que vc está vivenciando.

    Um beijo!
    Eliane

    ResponderExcluir