terça-feira, 24 de março de 2009

Sustainable Sydney 2030. A Estrutura e o Planejamento da Cidade de Sydney

Green pela estrutura física que inclui parques, áreas verdes e racionalizacao do uso de recursos naturais e diminuicao da poluicao. Global pelo que Sydney e: multicultural. E Conected devido a importância do transporte publico.
Esta e uma cidade de vilas e quer se manter assim. Cada vila ou "suburb" tem vida própria: centro comunitário, biblioteca, escola publica, comércio e as famosas feiras ao ar livre nos finais de semana. E assim a cidade se espalha e não da aquela sensacao de correria (pelo menos fora do principal centro). O governo quer fortalecer isso estimulando a cultura dentro de cada vila.
Falando em cultura os nativos aborígenes não podiam ficar de fora, não mais! Hoje há uma inclusão muitíssimo pequena dos aborígenes nas politicas, justiça e economia. A idéia para os próximos anos é dar apoio a arte aborígene (eu, particularmente, acho bem bonita) e organizar um grupo de nativos com voz politica na cidade.
As vilas espalhadas em Sidney devem se manter conectados por ciclovias, linhas de ônibus e de trem. A eficiência do sistema de transporte aqui me impressiona. Existe um serviço (131500) que e só ligar ou acessar o site que nos informam exatamente como e em quanto tempo podemos chegar no destino solicitado. Isso se for mesmo necessário pegar um trem ou um onibus, porque é bem agradavel caminhar ou pedalar por aqui (exceto no centro principal).
Acredita-se que o fortalecimento destes núcleos é um caminho para a sustentabilidade: mais empregos locais, menos emissão de CO2, maior envolvimento da comunidade para a organizacao local e mais segurança.
O site http://www.cityofsydney.nsw.gov.au/2030/theplan/Vision.asp tras as informacoes sobre o Planejamento de uma maneira bem acessível para que a populacao participe.

Um comentário:

  1. Leio os textos e sinto vc falando comigo! Isso é bom!
    bjsss
    Sudades (Su + saudades) rsrsr..

    ResponderExcluir