A capa do primeiro jornal que vi em Sidney ilustrava um grande tubarão branco, isto contrariou comentários que ouvi no Brasil que o aparecimento de tubarões ja não era tão comum na Austrália. Reportagens sobre estes animais se repetiram muitas vezes desde que cheguei. Alguns biólogos marinhos cogitam que a população de tubarões tenha aumentado, outros discordam dizendo que eles se aproximam mais da costa de Sidnei no verão. O fato que seres humanos não estão no cardápio deste bichos, os ataques ocorrem por um engano, por defesa de território (no caso de mergulhadores), ou por motivos ainda não esclarecidos (talvez uma revisão do cardápio). Enfim, modificações no espaço geram modificações no comportamento.
O governo australiano tem evitado ataques com uma boa estrutura de segurança. A maioria das praias daqui têm rede de proteção dentro da água e helicópteros monitorando as áreas mais suceptíveis. No entanto, este não é um aparato 100% seguro porque as redes são abertas embaixo e encima (principalmente na maré cheia).
Fim de semana passado aconteceu em uma praia bem badalada, Bondi. Solzão, banho de mar, muita gente aproveitando o verão... até que um helicóptero se aproxima da água e permanece parado ali por uns 3 minutos . Confirmado ! A sirene começa a dar o alarme avisando que ali havi um tubarão (depois descobri ser um Branco de 4,5 m!).
Dois dias depois uma amiga me convidou para surfar... "Me? No, thank's..."
Very good Picture!
ResponderExcluirVocê estava na praia nesse dia da sirene ou viu a reportangem?
ResponderExcluircoragem quem ainda vai surfar né?